Press Release

IQVIA assinalou meio século de inovação na saúde em Portugal

IQVIA Forum 2024 reuniu a Secretária de Estado da Saúde, especialistas em saúde e líderes de todo o ecossistema de saúde
out 25, 2024

Lisboa, 16 de outubro de 2024 - A IQVIA, fornecedor líder mundial de serviços de investigação clínica, insights comerciais e inteligência de saúde para as indústrias das ciências da vida e da saúde, celebrou o seu 50º aniversário em Portugal durante o IQVIA Forum 2024. O evento teve lugar no dia 10 de outubro, em Cascais, sob o mote “50 anos de saúde em Portugal”. A sessão de abertura do Forum foi presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, a que se juntou Alistair Grenfell, Presidente da Europa, Médio Oriente, África e Sul da Ásia e Global Head de Saúde Pública na IQVIA.

O 50º aniversário da IQVIA em Portugal foi assinalado durante o IQVIA Forum 2024. O percurso da empresa em Portugal, fundada em 1974, é uma prova do seu empenho em ultrapassar fronteiras e acrescentar valor ao setor da saúde.

O IQVIA Forum 2024 foi uma oportunidade única para refletir sobre os progressos significativos alcançados na saúde em Portugal nos últimos 50 anos, bem como para discutir as tendências e inovações futuras que continuarão a moldar o setor nos próximos anos. O IQVIA Forum 2024 contou com uma série de apresentações de especialistas da IQVIA e líderes de opinião de renome em diversas áreas da saúde, que partilharam ideias e insights sobre a saúde em Portugal, incluindo a gestão dos cuidados de saúde, a inovação na área do medicamento e de tecnologias de saúde e o envelhecimento da população.

O painel de apresentação iniciou-se com Francisco Valadas, Engagement Manager em Consultoria, e Hugo Lopes, Engagement Manager na área de Prestadores, Pagadores e Governo, da IQVIA, que abordaram “A mudança no modelo de gestão dos cuidados de saúde em Portugal”, em particular os cinco pilares estratégicos do modelo de gestão de saúde português: cuidados integrados, centros de responsabilidade integrada, reforma das unidades de saúde familiar, cuidados de saúde privados e cuidados continuados.

A sessão prosseguiu com João Costa, Professor Associado de Farmacologia Clínica e Terapêutica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que apresentou “Inovação na área do medicamentos e novas tecnologias de saúde: 50 anos de descobertas e a visão para 2034”, destacando, sob o ponto de vista mundial, uma grande concentração da inovação nas áreas de oncologia, doenças infeciosas, neurologia, hematologia e endocrinologia, somando quase 70% dos medicamentos em desenvolvimento clínico -  potencialmente medicamentos de primeira classe. O orador abordou o facto de as empresas biofarmacêuticas emergentes terem gradualmente assumido um grande destaque na pipeline de Investigação & Desenvolvimento.

A esta apresentação seguiu-se o tema “Que população vamos servir nos cuidados de saúde em Portugal? A visão para a próxima década”, da autoria de Nuno Marques, Coordenador do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo. O aumento do envelhecimento da população em Portugal, atualmente com 24,8% da população com mais de 65 anos, e ocupando o segundo lugar no ranking europeu do envelhecimento, obriga Portugal a repensar a forma como está a abordar os cuidados continuados, com foco na prevenção e na formação dos profissionais de saúde. A necessidade de um maior investimento, bem como a coordenação da utilização da tecnologia, com a criação de soluções inovadoras de apoio domiciliário, são fundamentais. Segundo Nuno Marques, só cerca de 25% dos doentes idosos estão em casa, a maioria está institucionalizada, e precisamos de pensar na melhor forma de cuidar deles para garantir a sua qualidade de vida.

Pedro Pita Barros, Professor de Economia da Saúde na Nova School of Business & Economics, apresentou “A gestão da saúde dos portugueses nos últimos 50 anos e perspetivas para a próxima década “, destacando a evolução dos cuidados de saúde desde 1974. Para Pita Barros, há quatro desafios principais a gerir na próxima década: escassez de profissionais de saúde especializados e pressão de custos; a interação setor público – privado; alternativas de inovação e financiamento, sobretudo em novos mecanismos de análise e decisão e na utilização da informação; e, por fim, o envelhecimento populacional exercendo uma forte pressão sobre as mudanças organizacionais.

O evento terminou com uma mesa-redonda sobre as mudanças nos serviços de saúde em Portugal e como as necessidades dos doentes podem ser satisfeitas na próxima década, num debate moderado por Margarida Borges, Diretora da área de Health Economics & Outcomes Research na IQVIA Portugal.

A encerrar o IQVIA Forum 2024, Mário Martins, Diretor-Geral da IQVIA em Portugal, afirmou “É um privilégio liderar uma empresa que há meio século contribui ativamente para a transformação do panorama da saúde no país. A missão da IQVIA Portugal gira em torno da aceleração da inovação para um mundo mais saudável, conseguida através da colaboração com todos os stakeholders do setor da saúde. O nosso objetivo é causar um impacto positivo e ajudar as pessoas a viverem vidas mais longas e saudáveis. Esta missão serve como força motriz para todos na IQVIA.”

O IQVIA Forum 2024 revelou-se uma oportunidade única para refletir sobre os progressos significativos alcançados na saúde em Portugal nos últimos 50 anos, bem como para discutir as tendências e inovações futuras que continuarão a moldar o setor nos próximos anos, contribuindo para que, colectivamente, possamos promover melhores resultados em saúde.

 

Sobre a IQVIA:.

A IQVIA (NYSE:IQV) é o fornecedor líder global de serviços de investigação clínica, análises comerciais e inteligência na área da saúde para as indústrias de ciências da vida e de cuidados de saúde. O portefólio de soluções da IQVIA é impulsionado pela IQVIA Connected IntelligenceTM para entregar informação acionável e serviços que têm como base dados de saúde de elevada qualidade, Healthcare-grade AITM, análises avançadas, as tecnologias mais recentes e um vasto conhecimento especializado. Com cerca de 88,000 colaboradores em mais de 100 países, incluindo especialistas em cuidados de saúde, ciências da vida, ciência dos dados, tecnologia e excelência operacional, a IQVIA dedica-se a acelerar o desenvolvimento e comercialização de tratamentos médicos inovadores para ajudar a melhorar os resultados para os pacientes e a saúde da população em todo o mundo.

A IQVIA é um líder mundial na proteção da privacidade individual dos pacientes. A empresa utiliza uma grande variedade de tecnologias e salvaguardas que protegem a privacidade individual, enquanto gera e analisa informações numa escala que ajuda os parceiros na área dos cuidados de saúde a identificar padrões de doença e a correlacionar com o tratamento mais preciso e a terapia necessária para a obtenção dos melhores resultados. Os conhecimentos e capacidade de execução da IQVIA ajudam companhias nas áreas de biotecnologia, dispositivos médicos e farmacêuticas, investigadores médicos, agências governamentais, financiadores e outros stakeholders a aceder a conhecimento mais profundo das doenças, comportamentos humanos e avanços científicos, num esforço para avançar no caminho de descoberta de novas curas. Para saber mais, visite www.iqvia.com.

Contact Us